Alquimia – introdução

Publicado: 14 de novembro de 2010 em Uncategorized

Transmutação Alquimica

A  Alquimia é uma filosofia e uma pratica que expande tanto a ciência quanto o misticismo. Ela influencia o desenvolvimento da química moderna e até mesmo da moderna psicologia profunda. O alquimista vê relações diretas entre a matéria e o espirito e entre a natureza orgânica e inorgânica. Primeiramente convencionado como um processo semelhante a fermentação, no qual os metais comuns podem ser transmutados em ouro ou prata, o processo alquímico se tornou uma analogia para a transformação psicológica e espiritual. As primeiras referencias a alquimia são encontradas nos registros do antigo Egito. A arte foi desenvolvida na Greia antiga e no mundo árabe, retornando a Europa cristã através da Espanha Moura durante o  seculo XII. Porem, a alquimia particularmente a conexão teórica  entre o ouro e a longevidade também ficou conhecida nas antigas China e Índia. O processo é descrito utilizando – se uma abundancia de simbolismo derivado da astrologia, da astronomia da mitologia e da ciência primitiva.
Transformação Alquimica

O processo alquimico , tambem conhecido como opus magnum ou grande obra é essencialmente um processo de mudança ou transmutação que pode ser fisica, psicologica ou espiritual. O objetivo da alquimia é a transformação de uma substancia basica em uma substancia superior. Isso pode ser entendido na transformação de metais basicos em ouro, ou na transformação da conciencia e experiencia mais basica do ser humano em profunda compreensão.  O resultado da dedicação do alquimista ao processo era expressa como lapis philosophorum ou pedra filosofal um tesouro interno ou estado de perfeita harmonia simbolizado pela mistura correta de enxofre e mercurio ( que os alquimistas acreditavam ser os principais materiais de todos os metais ). A  Alquimia tambem estava associada ao processo de prolongamento da vida e a luta pela imortalidade criando um elixir da vida ou ouro  potavel.

Estagios do trabalho
A prima materia é a prima do processo alquimico, a substancia prima que precede a divisão em quatro elementos água, ar, terra e fogo.  Em seu estado bruto, todas a oposições da vida estão presentes. A prima materia corresponde ao estado psicologico da conciencia minima. A materia prima basica é formada por um athanor ( 6) ou até mesmo consiste de um recipiente de vidro em forma de ovo aquecido sobre uma fogueira. O forno simboliza o ser humano, no qual o corpo, a alma e o cosmos estão ligados. Tambem pode representar umespaço ritualizado no qual, qualquer processo transformador é realizado. O fogo representa a força geradora por tras do processo de transformação. O ar dos gritos dos alquimistas é necessario para acender as flamas e amplificar o processo. O  calor dentro do recipiente corresponde a energia vital natural que existe dentro de todas as coisas. A fase do nigredo ou escurecimento é o estagio no qual a materia prima derrete e se transforma em liquido preto. Isso simboliza o primeiro despertar da conciencia e tambem esta associado ao arquetipo do curandeiro ferido e ao começo do pode de cura. Atraves dela uma pessoa começa a examinar sua vida e a enfrentar os sentimentos de culpa. Inutilidade e impotencia. Conforme o elixir  continua a ser aquecido, a proxima fase é o albedo ou branquemento. Nessa fase, os metais derretidos começam a recombinar em uma forma mais pura.  Em termos psicologicos isso representa algo como o nascer do dia. Nesse estagio a depressão se modifica e a vida começa a voltar. A fase final da grande obra é chamada de rubedo ou avermelhamento e é analoga as nascer do sol. Este é um ponto de grande intensidade no trabalho, em que os opostos começam a se unir em coniunctio opositorum ou sagrado matrimonio resultando na pedra do filosofo.

comentários
  1. bruna disse:

    mto legal,gostei de saber disso!!!! queria ser um deles 🙂
    tchau bjj

  2. suellen disse:

    que legal cara’ isso que eu precisava para o trabalho escolar vocês me ajudaram muito:=) obgd♥

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s