Vida em Marte

Publicado: 6 de agosto de 2010 em Ciência, UFO's
Tags:, , , ,

História da água em marte (por bilhões de anos atrás)

Estudos mostram que o local provável da que do asteróide foi a região vulcânica de Tharsis, próximo ao vulcão Ceranius Tholus. O meteorito ALH84001 viajou cerca de 16 milhões de anos pelo espaço cósmico até cair na Antártica há 13 mil anos e ser encontrado na região de Allan Hills em 1984.

Tendo em mãos esses resultados, a NASA anunciou que o meteorito ALH84001 contém indícios de vida extraterrestre. A saga dessa amostra de rocha marciana iniciou-se há 4,5 bilhões de anos, época em que foi formada pelo resfriamento de lava vulcânica. Devido ao grande numero de impacto de meteoros na superfície de Marte, microfraturas foram feitas na rocha de origem do ALH84001. Entre 4,0 e 3,6 bilhões de anos atrás, época que Marte era mais quente e úmido, água liquida penetrava no subsolo através dessas microfraturas, trazendo consigo alguns microorganismos.

Como a água era saturada de CO2 da atmosfera, iniciou-se a produção dos glóbulos de carbonatos. Organismos vivos também contribuíram para formar esses carbonatos e algumas bactérias foram fossilizadas, liberando PAHs e CO2 que favoreceu ainda mais a produção desses glóbulos. Há 16 milhões de anos, um asteróide chocou-se violentamente contra a superfície de Marte, ejetando materiais a uma velocidade alta o suficiente para permitir que fragmentos de rochas escapassem da órbita marciana.

e aí, você acredita?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s