Teoria da Terra Plana

Publicado: 28 de outubro de 2010 em Conspiração Mundial, Segredos da Nasa
Tags:, , , , , ,

SÃO PAULO – Daniel Shenton tem 33 anos, é americano radicado em Londres, formado em arquitetura pela Virginia Tech e tem a fala calma e pausada.

Ele acredita na teoria evolutiva e no aquecimento global. Tem, em suas próprias palavras, “uma visão bem ortodoxa das coisas” – menos quando o assunto é o planeta Terra.

Shenton é presidente da Flat Earth Society ou Sociedade da Terra Plana, uma organização que defende e tenta explicar que nós vivemos, na verdade, em um grande disco, com o Sol e a Lua girando sobre nossas cabeças.

Sim. A pequena bola azul no espaço que nós costumamos chamar de lar não é redonda, não gira ao redor do Sol e nem mesmo poderia ser considerada um planeta. Ainda de acordo com a FES, toda essa ideia da Terra ser redonda é parte de uma grande farsa que vem sendo encoberta há séculos. Mas vamos por partes.

A sociedade presidida por Shenton foi fundada oficialmente em 1957. Antes disso, porém, era chamada de “Universal Zetetic Society”. “Atualmente temos 173 membros, porém mais de 30 mil pessoas participam dos nossos fóruns de discussão online”, diz ele. A web é a principal ferramenta do grupo para divulgação de suas ideias.

Segundo Shelton, o presidente anterior tinha uma visão muito mais religiosa e uma postura de “pregação” de ideias bem mais forte do que a sua. “Pessoalmente, não faço isso por nenhuma convicção religiosa, e nem acredito em converter ninguém. Disponibilizamos as informações e gostaríamos que as pessoas considerassem o que lerem”.

No site da entidade há muitos textos explicando como seria possível observar todos os fenômenos naturais (nascer e por do sol, mudança de estações, etc) em uma Terra plana. Basicamente, a Terra seria um grande disco chato, com o pólo norte localizado bem no centro e a antártica formando como um anel de gelo nas bordas, o que impediria o oceano de “cair”.

O sol e a lua, ambos esféricos, girariam acima das nossas cabeças, sendo que a mudança de estação seria causada pelo aumento do tamanho do “Círculo” que o Sol faz (ver ilustração abaixo). Como tanto o Sol e a Lua seriam relativamente pequenos, dia e noite seriam criados simplesmente quando o Sol ilumina ou não uma área.

“Existem muitas hipóteses, mas nós mesmos não temos uma teoria definitiva sobre como todo funciona”, diz Shelton. “Não acho que acreditar em uma Terra plana elimina as leis da Física. Em relação à gravidade, por exemplo, eu pessoalmente acredito que a Terra e o resto dos corpos celestes estão subindo a uma velocidade de 9,8 metros por segundo. Isso teria, em nós, o mesmo efeito da gravidade em um planeta redondo”.

Todas as incongruências na teoria da Terra plana são, aparentemente, explicada com o argumento de que não existe uma única ideia consolidada, ou que ainda não se sabe exatamente como tudo funciona.

Em relação à própria existência de fotos espaciais provando a redondez da Terra, Shelton e outros membros da FES parecem ter uma explicação muito simples: são todos uma mentira.

De Londres, Daniel Shelton falou à INFO Online sobre Teorias da Conspiração, farsas históricas e como, afinal, surgiu seu interesse por uma Terra chata.

INFO Online – Você aprendeu, na escola, que a Terra era redonda?

Daniel Shelton-Sim

- E quando mudou de ideia?

- Quando estava na universidade (Virginia Tech), mais ou menos aos 19 anos. Li um pouco sobre o assunto e comecei a procurar livros a respeito.

-E hoje, você ainda é arquiteto?

-Prefiro manter algumas partes da minha vida pessoal…Não tenho problemas em falar sobre a Sociedades, mas não gosto de envolver, por exemplo, colegas de trabalho nisso..

-Você fala com sua família e amigos sobre isso?

- Converso às vezes. Eles sabem o que penso. Sei que não vou convencê-los e eles sabem que não vão mudar minha ideia.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s